An edition of Uma Vida de Caráter IV (2016)

Uma Vida de Caráter IV

  • 0 Ratings
  • 0 Want to read
  • 0 Currently reading
  • 0 Have read
Not in Library

My Reading Lists:

Create a new list

Check-In

×Close
Add an optional check-in date. Check-in dates are used to track yearly reading goals.
Today

  • 0 Ratings
  • 0 Want to read
  • 0 Currently reading
  • 0 Have read

Buy this book

Last edited by Silvio Dutra
October 28, 2016 | History
An edition of Uma Vida de Caráter IV (2016)

Uma Vida de Caráter IV

  • 0 Ratings
  • 0 Want to read
  • 0 Currently reading
  • 0 Have read

Sobre o autor, J. R. Miller, Talmage escreveu:
"Eu duvido que exista um ministro que viveu em todo o mundo, que tenha feito um trabalho maior, ou que seja mais conhecido internacionalmente, que o Dr. Miller. Na vida eclesiástica, ele é a maravilha da época. Ele tem feito o trabalho de dez homens. Enquanto outros ministros estavam participando de banquetes ou sentados por seus serões - seus pés incansáveis foram vagar pelas ruas da cidade para atender os enfermos, e como Paulo levou o evangelho em muitos lares. E de todos os grandes ministros do passado, não há quem tenha exercido maior influência para o bem. E a cidade inteira deve ser grata pela vida nobre deste homem maravilhoso!"

Publish Date
Publisher
Silvio Dutra
Language
Portuguese
Pages
30

Buy this book

Edition Availability
Cover of: Uma Vida de Caráter IV
Uma Vida de Caráter IV
2016, Silvio Dutra
Paperback in Portuguese

Add another edition?

Book Details


Published in

Rio de Janeiro, Brasil

Table of Contents

Uma Vida de Caráter IV
Título original: A Life of Character
Por J. R. Miller (1840-1912)
Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra
Out/2016
2
M647
Miller, J. R. – 1840-1912
Uma vida de caráter IV/ J. R. Miller. Tradução , adaptação e
edição por Silvio Dutra – Rio de Janeiro, 2016.
30p.; 14,8 x 21cm
Título original: A Life of Character
1. Teologia. 2. Vida Cristã 2. Graça 3. Fé. 4. Alves,
Silvio Dutra I. Título
CDD 230
3
Sumário
Recebendo o Toque de Cristo...........................
4
A Bênção da Fraqueza...........................................
12
A Força da Tranquilidade....................................
32
4
Recebendo o Toque de Cristo
"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós." (João 20:21)
Houve um maravilhoso poder no toque de Cristo, quando Ele estava na Terra. Onde quer que Ele colocou a mão - deixou uma abençoada virtude sair dele, cada vez que Ele tocou os doentes, tristes e cansados, dando sempre saúde, conforto e paz. Essa mão, agora glorificada, segura as sete estrelas. No entanto, há um sentido em que o toque abençoado de Cristo é sentido ainda na Terra. Ele está tão verdadeiramente no mundo hoje, como ele esteve quando andou através da Judéia e da Galiléia em forma humana! Ele é com cada um de Seu povo. Sua promessa de despedida foi: "Eu estou convosco todos os dias." (Mateus 28:20).
A mão de Cristo ainda é colocada sobre o cansado, o sofrido, o aflito, e embora a sua pressão não seja sentida, o seu poder de abençoar é o mesmo como nos dias antigos. Ela é colocada sobre os enfermos, quando palavras celestes preciosas de louvor e encorajamento das Escrituras são lidas ao lado da cama, dando-lhes paciência doce para acalmar seus temores. Ela é colocado sobre os tristes, quando as consolações do amor divino vêm a seus
5
corações com conforto abençoado, dando-lhes força para se submeterem à vontade de Deus e se regozijarem em meio a provações. Ela é colocada sobre o fraco e cansado, quando a graça de Cristo vem a eles com a sua santa paz, silenciar o tumulto selvagem e dando descanso calmo à alma.
Há uma outra maneira em que a mão de Cristo é colocada sobre as vidas humanas. Ele envia os seus discípulos ao mundo para representá-Lo. "Como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós" (João 20:21), é Sua própria palavra. Claro que a melhor e mais santa vida cristã pode ser apenas a mais obtusa reprodução da vida rica, plena e abençoada de Cristo. No entanto, é desta forma, através destes vasos de barro, que Ele tem ordenado salvar o mundo, e para curar, ajudar, confortar, levantar e edificar os homens.
Talvez no pensamento do que Deus faz para o mundo, estamos muito inclinados a ignorar os instrumentos humanos e pensar Nele tocando vidas direta e imediatamente. Um amigo nosso está triste, e caindo sobre os nossos joelhos oramos a Deus para enviar conforto. Mas isto não poderia ser - que Ele enviasse o conforto através de nossos próprios corações e lábios? A pessoa que amamos não está bem, está se afastando da vida cristã, está em perigo de se perder. Em angústia de coração clamamos a Deus, rogando-lhe que pusesse a mão sobre a
6
vida em perigo e que a resgatasse. Mas não poderia ser - que nós próprios fôssemos a mão que deve ser estendida em amor, e impô-la em nome de Cristo sobre a vida que está em perigo?
É certo, pelo menos, que cada um de nós que conhece o amor de Cristo, é ordenado para ser como Cristo para os outros; ou seja, para mostrar a eles o espírito de Cristo, a paciência, gentileza, atenção, amor e desejo de Cristo. Somos ensinados a dizer "Cristo vive em mim." Se isso for verdade, Cristo ama os outros através de nós e nosso toque deve ser para os outros, como o toque do próprio Cristo. Todo cristão deve ser, em certa medida humana, uma nova encarnação de Cristo, para que as pessoas digam: "Ele interpreta Cristo para mim. Ele me conforta em minha tristeza como o próprio Cristo faria, se Ele viesse aqui e se sentasse ao meu lado, e é tão útil e paciente como Cristo seria - se Ele retornasse e me aceitasse como discípulo."
Mas, antes que possamos estar no lugar de Cristo para os entristecidos, sofridos e atribulados, devemos ter em nós a mente que estava nele. Quando Paulo disse: "O amor de Cristo me constrange" (2 Cor. 5:14), ele quis dizer que ele tinha o mesmo amor de Cristo nele - o amor que amou até o mais desagradável, que ajudou mesmo os mais indignos, que era gentil e carinhoso até mesmo para o mais repugnante.
7
Nós nunca estamos prontos para fazer o bem no mundo, em um sentido real, ou em qualquer grande medida até que venhamos a ser assim, enchidos com o espírito de Cristo.
Podemos tentar ajudar as pessoas em uma determinada maneira - sem amá-las. Podemos prestar-lhes serviços de um certo tipo, beneficiando-os externa ou temporalmente. Podemos colocar presentes em suas mãos, construir-lhes casas, comprar roupas para eles, levar-lhes alimentos, ou melhorar suas circunstâncias e condições. De tal maneira, podemos fazer muitas coisas para eles, sem ter qualquer amor sincero em nossos corações por eles. No entanto, isso não é nada melhor do que a filantropia comum. Mas a maior e mais real ajuda que podemos dar-lhes – é somente por amá-los.
Há uma história tocante e muito ilustrativa de uma boa mulher na Suécia, que abriu uma casa para crianças - crianças aleijadas e doentes para as quais ninguém estava pronto para cuidar. Eventualmente, ela recebeu em sua casa cerca de vinte desses pequeninos infelizes. Entre eles estava um menino de três anos, que era o mais assustador e desagradável. Ele parecia um esqueleto. Sua pele estava coberta de manchas hediondas e feridas. Ele estava sempre se lamentando e chorando. Este pequeno companheiro pobre deu à boa senhora mais
8
cuidados e problemas, do que todos os outros juntos. Ela fez o seu melhor para ele. Mas a criança era tão repulsiva em sua aparência e modos, que ela tentou quanto pôde, mas não conseguia gostar dele, e muitas vezes seu desgosto iria mostrava-se em seu rosto, apesar de seu esforço para esconder isso. Ela não podia realmente amar a criança.
Um dia ela estava sentada nos degraus da varanda com esta criança em seus braços. O sol estava brilhando e o perfume do outono estava nas madressilvas, o chilrear dos pássaros e o zumbido dos insetos, embalaram-na em uma espécie de sono. Então, em uma meia-vigília, estando meio sonhando e meio acordada, pensou de si mesma como tendo mudado de lugar com a criança e, como deitou ali - somente mais suja, e mais repulsiva do que ele era.
Ela viu o Senhor Jesus se inclinando, e olhando carinhosamente para o rosto dela, mas com uma expressão de repreensão suave nos olhos, como se quisesse dizer: "Se eu posso suportar você, que é tão cheia de pecado, certamente você deveria, por minha causa, amar essa pobre criança sofrida."
Ela acordou com um sobressalto súbito, e olhou para o rosto do menino. Ele tinha acordado também, e ele olhou seriamente para o rosto dela. Ela lamentou sua repulsão passada, e
9
sentindo em seu coração uma nova compaixão por ele, um novo amor, brotando no seu seio por ele, inclinou o rosto para ele e beijou-o com uma ternura com que nunca tinha beijado um bebê gerado por ela própria. Com um olhar assustado em seus olhos, e um rubor no rosto, o menino deu-lhe um sorriso tão doce, que ela nunca tinha visto um como antes. A partir desse momento, uma mudança maravilhosa se deu com a criança. Ele entendeu o novo amor que tinha vindo, em vez de aversão e repugnância, no coração da mulher. Esse toque de amor humano transformou sua rude natureza - em gentil calma e beleza. A mulher tinha tido uma visão de si mesma naquela criança repulsiva – e o amor maravilhoso de Cristo por ela, apesar de sua pecaminosidade. Sob a inspiração desta visão, ela havia se tornado, de fato, Cristo para a criança. O amor de Cristo tinha entrado em seu coração.
Cristo ama o desagradável, o repugnante, o deformado, o leproso. Temos apenas de pensar em nós mesmos como somos aos Seus olhos, e então, lembre-se que, apesar de toda a repugnância moral e espiritual em nós, Ele ainda nos ama, não se afasta de nós, coloca a mão sobre nós para nos curar.
Esta mulher cristã tinha tido uma visão de si mesma, e de Cristo amá-la de forma condescendente para abençoá-la e salvá-la; e
10
agora ela estava pronta para ser de Cristo, para mostrar o espírito de Cristo, para ser o amor de Cristo para esta pobre criança repugnante.
Ela tinha conseguido o "toque de Cristo", obtendo o amor de Cristo em seu coração. E nós não podemos obtê-lo de nenhuma outra forma. Temos de ver-nos como servos de Cristo, para ser para os outros - o que Ele é para nós. Então vamos ser habilitados para abençoar todas as vidas que nossas vidas tocarem. Nossas palavras devem pulsar com amor, e vão encontrar seu caminho para os corações dos cansados e tristes. Haverá uma emoção simpática em nossas vidas, o que dará um estranho poder de utilidade para o que fazemos. Em todos os lugares ao nosso redor, há vidas que, pelo toque de nossa mão, em calor amoroso, em nome de Cristo - seriam maravilhosamente abençoadas.
Alguém fala de ter ido à loja de um joalheiro para olhar certas pedras preciosas. Entre outras pedras, lhe foi mostrada uma opala. No entanto, esta lhe parecia totalmente sem brilho. Em seguida, o joalheiro pegou-a em sua mão e segurou-a por alguns momentos, e mais uma vez mostrou a seu cliente. Agora ela brilhou e brilhou com todas as glórias do arco-íris. É necessário o toque e o calor de uma mão humana, para trazer para fora a sua iridescência. Há vidas humanas em todos os lugares ao nosso redor, que são ricas em suas
11
possibilidades de beleza e glória. Não há gemas ou joias que sejam tão preciosas. Mas como nós os vemos são sem brilho. Talvez eles estejam mesmo cobertos com manchas - manchados pelo pecado. No entanto, eles precisam apenas do toque da mão de Cristo, para trazer para fora o brilho, a beleza da imagem divina neles. E você e eu devemos ser a mão de Cristo - para essas vidas sem brilho ou manchadas!
12
A Bênção da Fraqueza
"Mas ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. É por isso que, por amor de Cristo, sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Porque quando sou fraco, então é que sou forte." (2 Coríntios 12: 9-10)
Não estamos acostumados a pensar sobre a fraqueza, como sendo uma condição de bênção. Gostaríamos de dizer, "Bem-aventurada é a força. Bem-aventurados os fortes." Mas as bem-aventuranças bíblicas são geralmente o inverso do que a natureza diria. "Bem-aventurados os mansos." "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem." A lei da cruz encontra-se profundamente na vida espiritual. É pela crucificação da carne que o espírito cresce em beleza. Assim, "Bem-aventurados os fracos – porque eles terão a força de Deus", é uma verdadeira beatitude bíblica, embora suas próprias palavras não sejam encontradas na Bíblia.
A fraqueza é abençoada, porque garante-nos mais da simpatia e ajuda de Cristo. A fraqueza
13
sempre agrada a um coração gentil. Vemos exemplos desta verdade em nossa vida humana comum. O que pode ser mais fraco e indefeso que a cegueira? Aqui está uma criança cega em uma casa. Sua condição parece lamentável. Ela apalpa nas trevas. Ela não tem conhecimento de perigos que podem afligi-la, e não pode proteger-se de qualquer mal que a ameace. As janelas através das quais os outros veem o mundo, estão fechadas para ela, e se fecham na escuridão. Ela é quase totalmente impotente. No entanto, sua própria fraqueza é sua força. Ela atrai para si o melhor amor e ajuda de toda a família. O coração da mãe não tem maior cuidado pelos outros filhos - como para a menina cega. O pai a carrega continuamente no com seu carinho e está sempre fazendo coisas gentis para ela. Irmãos e irmãs se esforçam em todas as maneiras para suprir a sua necessidade. O resultado é que nenhum outro membro da família está abrigado de forma tão segura como ela. Seu grande desamparo é o segredo da sua força. Seus olhos fechados e as mãos estendidas e os pés vacilantes apelam irresistivelmente a todos para que a amem, inspirando-os a uma maior reflexão e utilidade para ela do que para qualquer outra pessoa na casa.
Isto ilustra também o pensamento especial de Deus em seu cuidado para com os fracos. Todas as melhores coisas na vida humana, são realmente reflexos da vida divina. O coração de
14
Cristo tem um interesse peculiar para com os fracos. Paulo poderia muito bem suportar seu "espinho", com sua fraqueza, porque isto o fazia muito mais objeto da compaixão e ajuda divina. Então a fraqueza sempre faz um forte apelo à compaixão divina. Nós pensamos do sofrimento ou da fraqueza como sendo um infortúnio. Isto não é assim, no entanto, se isso nos faz mais caros e nos traz mais perto do coração de Cristo. Bem-aventurada é a fraqueza, porque atrai para si a força de Deus!
A fraqueza é abençoada, também, porque ela salva do perigo espiritual. Paulo nos diz que seu "espinho" foi dado a ele para mantê-lo humilde. Sem ela, ele teria se exaltado muito e teria perdido a sua espiritualidade. Nós não sabemos quanto de seu profundo conhecimento sobre as coisas de Deus, e seu poder no serviço do seu Mestre, deu a ele, Paulo, este torturante "espinho". Isto parecia lhe dificultar e lhe causou sofrimento incessante - mas deteve-o no baixo vale da humildade, fê-lo sempre consciente de sua própria fraqueza e insuficiência, e assim o manteve perto de Cristo, cuja casa está com os humildes.
A história espiritual está cheia de casos semelhantes. Muitos dos mais nobres servos de Deus têm recebido "espinhos" na sua carne todos os dias, mas enquanto isso eles têm tido toda sorte de bênção espiritual e de
15
enriquecimento que eles nunca teriam tido, se os seus gritos de socorro tivessem sido atendidos por Deus.
Nós não sabemos o que temos dos sofrimentos daqueles que foram antes de nós. A prosperidade não enriqueceu o mundo, como a adversidade tem feito. Os melhores pensamentos, as mais ricas lições de vida, as canções mais doces que chegaram até nós desde o passado, não vieram de vidas que não têm conhecido a privação, nem a adversidade, mas são os frutos de dor, de fraqueza, de tribulação.
Os homens têm clamado para o livramento da escravidão do sofrimento, da doença, da enfermidade, da necessidade de autonegação; não sabendo que a coisa que parecia estar lhes impedindo em suas carreiras – era senão a realização de tudo o que era nobre, belo e abençoado em suas vidas.
Há poucas pessoas que não têm algum "espinho" doloroso na sua carne. Em um é uma enfermidade da fala, em outro uma enfermidade da vista, em outro uma enfermidade da audição. Ou pode ser uma doença breve ou incurável, ou constitucional, ou nervosismo excessivo, ou uma deformidade corporal desfigurante ou uma enfermidade de temperamento. Ou pode ser em sua casa, que é
16
fria, sem amor, e desarmoniosa; ou pode ser na vida amorosa, ou falha moral; ou pode ser uma decepção pessoal amarga através da amizade falsa ou um amor não correspondido. Quem não tem o seu "espinho"?
Nunca devemos esquecer que, em certo sentido o nosso "espinho" é um "mensageiro de Satanás", que deseja por ele ferir a nossa vida, para estragar a nossa paz, para estragar a beleza divina em nós, para quebrar a nossa comunhão com Cristo. Por outro lado, no entanto, o próprio Cristo tem um projeto de amor em nosso "espinho". Ele quer que ele seja uma bênção para nós. Ele deseja manter-nos humildes e nos salvar de nos tornarmos vaidosos; ou ele pretende amolecer nossos corações e nos tornar mais dóceis. Ele remove as coisas desarmoniosas em nosso meio e nos disciplina para uma espiritualidade celestial, dá-nos um maior autocontrole, ajuda-nos a manter nossos corações amorosos e doces em meio à aspereza e falta de amor. Ele quer que a nossa dor nos ensine a perseverança e a paciência, e que a nossa tristeza e perda nos ensinem a fé.
Ou seja, o nosso "espinho" pode ser tanto uma bênção para nós, ou ele pode nos fazer mal irreparável - isto depende de nós mesmos. Se nos permitirmos ficar preocupados, irritados, resistindo e reclamando; se perdermos a fé e perdermos o coração - isto vai estragar a nossa
17
vida. Mas se aceitarmos isto na fé, que este fardo feio, traz consigo uma bênção para nós; se o fizermos com paciência, submissamente, sem murmurar; se buscarmos a graça para manter o nosso coração gentil e verdadeiro em meio a toda prova, tentação e sofrimento, isto fará com que funcione bem, e de seu amargor virá um fruto doce. A responsabilidade é nossa, e nós devemos então relacionar-nos com nosso "espinho" e com Cristo, para que o crescimento e o bem, e não prejuízo e estrago, devam vir a nós a partir disso. Essa fraqueza é abençoada somente se conseguir a vitória sobre isto, através da fé em Cristo.
"Mas Ele disse-me:" A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. É por isso que, por amor de Cristo, sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Porque quando sou fraco, então é que sou forte." (2 Coríntios 12: 9-10).
Há também uma bênção na fraqueza, porque alimenta a dependência de Deus. Quando somos fortes, ou consideramo-nos fortes, somos muito fracos, porque então nós confiamos em nós mesmos e não procuramos ajuda divina. Mas quando somos conscientemente fracos,
18
conhecendo a nós mesmos e nossa incapacidade para os nossos deveres e lutas, somos fortes, porque então nos voltamos para Deus e obtemos a sua força.
Muitas pessoas pensam que a sua fraqueza é uma barreira para a sua utilidade, ou que se torna uma desculpa para fazerem pouco com a sua vida. Em vez disso, no entanto, se a dermos a Cristo, ele vai transformá-la em força. Ele diz que seu poder se aperfeiçoa na fraqueza; isto é, o que está faltando na força humana ele enche com a força divina. Paulo tinha aprendido isso quando ele disse que se gloriava agora em seus pontos fracos, porque por causa deles a força de Cristo repousou sobre ele, de modo que, quando ele era fraco, então ele era forte com a força divina.
As pessoas que têm feito um bem maior no mundo, que deixaram a mais profunda, e maior impressão duradoura sobre a vida dos outros, não têm sido aqueles que o mundo chamou de fortes. Muito do melhor trabalho do mundo tem sido feito pelos fracos, por aqueles com vidas quebradas. Os homens bem sucedidos acumularam grandes fortunas, estabeleceram grandes empresas, ou ganharam aplausos de forma substancial; mas a influência real que tornou o mundo melhor, as vidas enriquecidas, que ensinaram aos homens as lições de amor, e adoçaram as fontes da sociedade, vieram em
19
grande parte, não a partir do forte, mas a partir do fraco.
Eu andei sobre um prado e o ar estava cheio de deliciosa fragrância. No entanto, eu não podia ver nenhuma flor. Havia grama alta acenando em todos os lados, mas a fragrância não vinha da grama. Então eu separei a grama com as mãos e olhei por baixo dela, e ali, perto da terra, escondidas fora da vista pelo crescimento vistoso no prado, havia multidões de pequenas flores humildes. Eu tinha encontrado o segredo da doçura derramada a partir destas flores em seus esconderijos humildes. Isto é um retrato do que é verdadeiro em todos os lugares na vida. Não é a partir do grande, do visível, do famoso em qualquer comunidade, que vem a fragrância que mais adoça o ar - mas de vidas humildes, escondidas, obscuras, não louvadas, que dão o aroma do altruísmo, da bondade, da gentileza. Em muitas casas é a partir do quarto de um inválido, de um sofredor - que a doçura vem, que enche toda a casa. Sabemos que é a partir da cruz de Cristo, que a influência aromática fluiu e com a qual todos esses séculos têm refinado, enriquecido e suavizado a vida do mundo. Por isso, é sempre da fraqueza e sofrimento, e a partir de vidas esmagadas e quebradas, que vem a bênção que renova e cura o mundo.
"A cura do mundo
20
Está em seus santos anônimos."
Precisamos apenas ter a certeza de uma coisa: que nós, de fato, trazemos a nossa fraqueza para Cristo e nos apoiamos nele com fé simples. Este é o elo vital para conseguir a bênção.
A fraqueza em si mesma é um fardo; é uma cadeia sobre nossos membros. Se tentarmos carregar isto sozinhos, nós somente devemos falhar. Mas se nós a colocarmos sobre o forte Filho de Deus e deixá-lo levar-nos e o nosso fardo, com calma e firmeza no caminho do dever - Ele vai fazer da nossa própria fraqueza, uma fonte secreta de força. Ele não vai tirar a fraqueza de nós - isto não é a sua promessa - mas Ele vai então nos encher com seu próprio poder que deve nos tornar fortes, mais do que vencedores, capazes de fazer todas as coisas naquele que nos fortalece!
Este é o segredo abençoado de ter o fardo da nossa fraqueza transformado em força. O segredo pode ser encontrado somente em Cristo. E nEle - isto pode ser encontrado por cada discípulo humilde e confiante.
Não devemos nos permitir sermos batidos na vida. É privilégio e dever de cada crente em Cristo viver vitoriosamente. Nenhum homem pode sempre chegar a ter um caráter cristão nobre, sem o custo da dor e sacrifício. Tudo o
21
que é belo e digno na vida, deve ser vencido na luta. As coroas não são colocadas sobre a cabeça dos homens através do capricho ou favorecimento de qualquer rei; eles são a recompensa de realização vitoriosa. Nós podemos fazer a vida fácil, de certa forma, se quisermos – fugindo das suas batalhas, ao se recusar a lidar com seus antagonismos; mas desta forma nós nunca podemos fazer qualquer coisa bela e digna da nossa vida. Podemos nos manter ao longo da costa com o nosso ofício, não avançando em águas profundas; mas então nós nunca descobriremos novos mundos, e não aprenderemos o segredo do mar. Nós podemos nos poupar do serviço custoso e de grandes sacrifícios, salvando nossa própria vida de dificuldades, riscos e dor, mas vamos perder a bênção que só pode vir através da perda do ego. "Nenhuma cruz - nenhuma coroa" é a lei da realização espiritual.
"Aquele que nunca esteva em uma luta, nunca terá a palma de um vencedor,
E só os trabalhadores conhecem a doçura de descanso e calma."
Portanto, Deus realmente nos honra, quando ele nos coloca em lugares onde devemos lutar. Ele está, então, dando-nos uma oportunidade de ganhar as melhores honras e as bênçãos mais ricas. No entanto, ele nunca faz a vida tão difícil
22
para nós, em quaisquer circunstâncias, que não possamos viver vitoriosamente através da ajuda que ele está pronto para dar.
Esta lição se aplica à tentação. Nenhum de nós pode se perder sendo tentado - mas nós nunca precisamos cair nela. E ainda, nunca esteve um filho de Deus em qualquer terrível conflito com o Maligno, em que não fosse possível para ele vencê-lo. Há uma palavra maravilhosa em uma das epístolas de Paulo, que devemos escrever em letras de ouro em nossas paredes do quarto: "Nenhuma tentação sobreveio a você, exceto a que é comum à humanidade, e Deus é fiel e não permitirá que você seja tentado além do que possa suportar, mas com a tentação ele também irá fornecer um meio de escape, de modo que você seja capaz de suportar. "
Estas são garantias sublimes. Ninguém precisa dizer: "Eu não posso suportar esta tentação, e devo ceder e cair." Isso nunca é verdade. Nós nunca precisamos falhar. Cristo enfrentou as tentações, mas ele sempre foi vitorioso; e agora este tentado e todo vencedor Cristo está ao nosso lado para atender e suportar nossas tentações, e não podemos falhar quando ele está conosco. É possível assim, também para nós o encontro de tentações, como para transformá-las em bênçãos. Um pecado vencido torna-se uma nova força em nossa vida. Somos mais fortes porque cada vitória nos dá um novo
23
espírito de vida; a força que o derrotou torna-se agora parte do nosso próprio poder.
Ser vitorioso na fala é uma das mais difíceis conquistas da vida. As palavras de Tiago são fiéis na experiência comum, quando ele diz que a língua é mais difícil de domar do que qualquer tipo de animal ou pássaros ou répteis ou coisas no mar; que na verdade, nenhum homem pode domá-la. No entanto, ele não diz que não precisamos tentar domar a língua. Por outro lado, ele nos aconselha a sermos tardios para falar e tardios para se irar. Um cristão deve aprender a controlar sua conversação.
A capacidade para provocar danos em palavras de raiva, é terrível. Nenhuma oração deve ser mais frequente nos lábios do que a do antigo salmo, "Coloque uma guarda à minha boca, ó Senhor; vigie a porta dos meus lábios."
A palavra precipitada em um momento de descontrole, pode produzir ferimentos e dores em um coração gentil, pode estragar uma amizade doce, pode colocar uma vida inocente em uma carreira do mal. Além disso, a dor naquele que fala palavras sem governo, não é menos dolorida. A dor que rapidamente segue a sua palavra, é a terrível penalidade para o pecado. Há sempre um custo, também, no resultado, que é incalculável. Vidas foram sombreadas, derrubadas, por palavras que
24
caíram em um único flash de lábios descontrolados! Moisés não foi o único homem que foi excluído da terra da promessa – pela razão de uma palavra inadvertida. É melhor suportar o erro em silêncio do que correr o risco de falar na emoção da raiva.
Alguém escreveu: "Uma única palavra falada sob a influência da paixão, ou temerariamente falada, pode revelar-se uma fonte de permanente dor e pesar. Mas o sofrimento de um ato de injustiça, de erro ou de crueldade, em um espírito de mansidão e paciência, não nos torna infelizes. A lembrança de um pecado ou mesmo uma palavra precipitada, é não raro a causa de mortificação muito profunda. A reflexão que nossas palavras manifestaram uma fraqueza, se não uma falta de equilíbrio moral e espiritual, humilha-nos. Isto é uma ferida para a nossa autoestima, e a consciência de que o arrependimento é agora inútil acrescenta uma picada à dor. Mas no sentimento de que em nosso exercício da mansidão e paciência inspirado pelo amor de Cristo fomos mais longe do que éramos obrigados a ir, não é muitas vezes uma causa de sofrimento. Em uma revisão do ato - nós não sentimos que erramos por ter ido tão longe fazendo tão grande sacrifício, ou que nossa incapacidade de se ressentir da injúria e tentar retaliar foi um erro. A razão e a consciência aprovam a ação, e isto é uma fonte de satisfação e conforto.
25
A lição também se aplica a tudo o que em nosso ambiente torna a vida difícil. Às vezes nos encontramos em lugares e condições de vida, em que parece impossível para nós crescermos em força e beleza de caráter. Isto é verdade para muitos jovens nas circunstâncias em que são nascidos e em que devem crescer. Eles acham sobre eles as limitações da pobreza. Eles não podem obter a educação que eles parecem precisar - para encaixá-los em qualquer coisa melhor do que a carreira mais comum. Eles invejam outros jovens que têm muito melhores oportunidades. Mas estas limitações, que parecem fazer realizações finas impossíveis, frequentemente provam as bênçãos por meio das quais a nobreza é atingida. A dificuldade precoce é a melhor escola para treinar os homens. Não muitos dos que subiram para o melhor e mais verdadeiro sucesso, iniciaram-se em lugares fáceis.
Às vezes é a má saúde que parece tornar impossível um viver grandioso, pelo menos para fazer muito no mundo. Mas esta não é uma barreira insuperável. Muitas pessoas que foram inválidas toda a sua vida, têm crescido em rara doçura de espírito, e têm vivido no mundo de forma a torná-lo melhor, e para deixar influências de bênçãos por trás deles quando eles foram embora. Muitos têm feito de um quarto estreito e uma câmara de dor - o centro de uma vida celeste, cujas bênçãos têm ido
26
muito longe. Pelo menos, não há nenhuma condição de saúde em que não se possa viver vitoriosamente em espírito, ainda que não fisicamente. Pode-se ser corajoso, alegre, aceitando suas limitações, louvando a Deus na doença e na dor, sempre com certeza que o que Deus quer é o melhor, e que aquele que canta sua canção de alegria e louvor em sua prisão - agrada a Deus e abençoa o mundo.
Às vezes, o que torna a vida mais difícil está no próprio temperamento de cada um. As paixões são fortes; o temperamento parece incontrolável; as afeições são amarguradas, de modo que mansidão e bondade parecem ser impossíveis; ou a alienação é azedada de modo que se acha difícil ser amoroso e doce.
A falha pode estar na formação precoce de alguém, ou de um temperamento infeliz inerente. Nenhum de nós entra no mundo como santos, e frequentemente há tendências em sua casa de infância, ou nos primeiros anos que dão um viés errado para a vida. Alguns anos mais tarde se acorda para encontrar uma natureza disforme, distorcida, com os elementos desagradáveis proeminentes e dominantes.
Deve alguém, necessariamente, passar pela vida até o fim, assim, desfigurado, com a disposição estragada, com temperamento, desejos e paixões incontroláveis? De modo nenhum. Em
27
todas estas coisas podemos ser "mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou." A graça de Cristo pode transformar as vidas mais desagradáveis em beleza. Para ninguém a piedade é impossível, onde a graça de Deus está autorizada a trabalhar livre e completamente.
Muitas pessoas acham em suas próprias casas o maior obstáculo no caminho de se tornarem belas e gentis na vida. O lar deve ser o melhor lugar do mundo para se crescer em Cristo. Lá todas as influências, deveriam ser inspiradoras e úteis. Deve ser fácil ser doce na sacralidade da casa. Tudo de bom deve encontrar lá encorajamento e estímulo. Todo o treinamento em casa deveria ser no sentido de "tudo o que é amável." O lar deve ser a melhor escola da vida. O que a estufa é para a pequena planta ou flor que encontra o calor, bom solo, e gentilmente é cultivada lá, crescendo, em beleza doce; o lar deve ser para a vida nova que nasce dentro dele, e cresce dentro de suas portas. Mas nem toda vida no lar é o ideal. Nem em todas as casas, é mais fácil viver com doçura e lindamente. Às vezes, o ambiente é hostil, frio, triste, arrepiante. É difícil manter o coração dócil e gentil na amargura que se arrasta no lar.
Mas não importa quão infelizmente, uma casa possa falhar em seu amor e utilidade, o quanto possa haver nela de amargura, é a missão de um cristão sempre ser doce, para tentar vencer a
28
dureza, e viver vitoriosamente. Isto é possível, também, através da ajuda de Cristo.
Estas são apenas ilustrações desta lição. Muitos de nós nos encontramos em condições desarmoniosas em que temos de ficar, pelo menos por algum tempo. Mas, quaisquer que sejam as circunstâncias, podemos viver cristãmente. Deus nunca vai nos permitir sermos colocados em qualquer lugar em que, pela ajuda de sua graça, não possamos ser santos e belos cristãos.
As limitações, se nós as usarmos corretamente, só ajudam a tornar nossa vida mais séria, mais bonita. Um escritor chama a atenção para o fato de que cada corda musical produz música, porque está ligada em ambas as extremidades e deve vibrar em medida limitada de distância. Corte a corda, e deixe-a voar solta, e não mais dará notas musicais. Sua musicalidade depende de suas limitações. Assim sucede com muitas vidas humanas; elas se tornam capazes de dar as notas doces, apenas quando elas são obrigadas a mover-se em contenção. A própria dureza da sua condição física, é o que traz à tona as melhores qualidades neles, e produz os melhores resultados em caráter e realização.
Esta lição aplica-se também às experiências de infortúnio, adversidade, ou tristeza. Paulo fala de si mesmo em um lugar como "tristes - mas
29
sempre alegres". Sua vida não poderia ser esmagada, a sua alegria não poderia ser extinta, suas canções não podiam ser silenciadas. Devemos todos encontrar a provação de alguma forma, mas nunca precisamos ser oprimidos por ela. No entanto, é muito importante que devemos aprender a passar por nossa tristeza como cristãos. Nós enfrentaremos isto vitoriosamente? Não podemos deixar de chorar; Jesus chorou e as lágrimas são sagradas quando o amor por nossos amigos e o amor a Cristo se misturam nelas. Mas as lágrimas não devem ser rebeldes. "Seja feita a tua vontade" deve respirar através de todos os nossos soluços e gritos, como a melodia de uma canção doce em uma noite escura de tempestade.
A tristeza fere algumas vidas. Ela os abate e os deixa desanimados e quebrados, não se importando mais com a vida. Mas esta não é a maneira cristã. Devemos aceitar a tristeza, porque pode vir até nós, como trazendo consigo um fragmento da doce vontade de Deus para nós, como trazendo também alguma nova revelação do amor divino. Devemos enfrentá-la calmamente, reverentemente, cuidando para não perder a bênção que traz para nós. Então, devemos levantar-nos novamente de uma vez, e continuar com o nosso trabalho e dever. Algumas mãos são deixadas penduradas para baixo após a chegada do sofrimento. "Eu não me importo mais com a vida," por vezes, ouvi os
30
homens dizerem. "Não tenho nenhum interesse em meu negócio, uma vez que minha mulher morreu. Eu quero abandonar tudo." Mas isso não é vida vitoriosa. A tristeza não nos absolve de qualquer obrigação, de qualquer responsabilidade. O nosso trabalho não terminou porque o trabalho do nosso amigo está concluído. O plano de Deus para a nossa vida continua, embora a vida da pessoa querida para nós, tenha terminado. Nós nos levantamos na manhã seguinte ao funeral, e encontramos as tarefas antigas esperando por nós, clamando por nossa vinda, e devemos sair de uma vez para realizá-las. "Vamos secar as nossas lágrimas e continuar", escreveu um homem de Deus a seu amigo, depois de um falecimento dolorido. Esse é o verdadeiro espírito cristão.
Devemos viver mais intensamente do que nunca, depois que o pesar tocou o nosso coração. Nossa vida tem sido enriquecida pela experiência. As lágrimas saem do solo do coração mais fértil.
A experiência de dor nos ensina muitas lições. Ficamos mais sábios depois, mais pensativos, mais capacitados para ser um guia e ajudante para os outros, e preparados especialmente para ser consoladores daqueles a quem encontramos passando por aflição. Portanto, em vez de deixar nossas mãos penderem na fraqueza em desespero, devemos levantar-nos rapidamente,
31
refrigerados na nossa nova unção, e acelerar para o dever que nos espera.
Assim, toda a vida cristã deve ser vitoriosa. Nunca devemos nos permitir ser derrotados, em qualquer experiência que possa vir a nós. Com Cristo para nos ajudar, nós nunca precisamos falhar, senão que podemos ser mais do que vencedores. Mesmo as coisas que parecem serem fracassos e derrotas em nossas vidas, através do amor e da graça de Cristo, se nós formos fiéis - provarão no final serem sucessos e vitórias. Muitos bons homens falham em um sentido mundano, e ainda no âmbito moral e espiritual são mais do que vencedores. Não há nenhuma falha real, senão no pecado. A fidelidade a Cristo é a vitória, mesmo quando tudo está perdido!
32
A Força da Tranquilidade "O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus." (1 Pedro 3: 3-4)
A Bíblia diz muito sobre estar quieto. O efeito da justiça, é tranquilidade. O pastor conduz suas ovelhas pelas águas tranquilas. É-nos dito para "estudar para ficar quieto", ou ser ambicioso para ficar quieto. Um espírito tranquilo em uma mulher é, à vista de Deus - um ornamento de grande preço. Em seguida, somos informados de que o segredo da força reside na tranquilidade "em estar quietos e na confiança estaria a sua força." (Isaías 30:15)
Assim, quando olhamos para o assunto, aprendemos que poucas coisas são tão grandemente elogiadas ou são tão repetidamente encorajadas na Bíblia, como a quietude. A tranquilidade é um resultado – é mais do que um meio. Isto indica uma realização na vida cristã que pode ser alcançada apenas por certas experiências espirituais.
Uma verdade profunda reside aqui. Muitas pessoas supõem que o ruído indica a força; que
33
o homem bombástico e alto é o mais forte; de que estamos fazendo o máximo - quando fazemos mais bravatas e shows. mas isso não é verdade.
Em toda a vida, são as forças tranquilas que têm o maior efeito. Os raios de sol caem em silêncio durante todo o dia - ainda assim, que energia incomensurável há neles, e que poder para abençoar e bom!
A força da gravidade é uma força silenciosa, sem ruído de máquinas, nenhum ruído de motores e ainda mantém todas as estrelas e mundos em órbita perfeita com as suas correntes invisíveis! O orvalho cai silenciosamente à noite, quando os homens dormem e ainda toca todas as plantas, folhas e flores com nova vida e beleza.
Por isso, é na calma e tranquila vida que a maior força é encontrada. O poder que está abençoando o mundo nos dias de hoje, vem da pureza e doçura suave do amor materno; da influência tranquila de exemplo de pais fiéis; da paciência e altruísmo das irmãs dedicadas; da beleza da vida da criança inocente em casas; acima de tudo, a partir da cruz silenciosa – e o respirar silencioso do divino Espírito. As agências silenciosas estão fazendo o máximo para abençoar o mundo. Há uma força na quietude.
34
Se, portanto, queremos ser fortes, devemos aprender a ficar quietos. Um locutor barulhento é sempre fraco. A tranquilidade na fala, é uma marca de autodomínio. A tendência da graça de Cristo no coração é para amaciar e refinar toda a natureza. Faz os próprios tons da voz mais suave. Ela transforma alvoroço em tranquilidade. Ela reprime sentimentos irritados e os suaviza com a doçura do amor. Ela restringe ressentimentos, ensinando-nos a retornar da maldade para a bondade, da grosseria para a mansidão, da maldição para bênção, e do desprezo e desafio para a oração. "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13: 4-7)
O amor de Cristo no coração, faz como Cristo, pois Ele era quieto. Ele nunca ficou perturbado. Ele nunca se irritou. Ele nunca estava ansioso ou preocupado. Ele nunca falou com impaciência. Sua voz nunca foi ouvida na rua. Houve uma calma em sua alma que se mostrou em cada palavra que Ele falou, em toda a Sua paciência.
Nós faríamos bem em aprender esta lição de tranquilidade. Isto vai nos impedir de explosões de temperamento, e de dizer em erupção
35
palavras precipitadas, que uma hora mais tarde lamentamos ter dito, e que muitas vezes trazem tantas amarguras e problemas para nós. Isto vai nos permitir ser alegres e pacientes em meio a todas as preocupações e dissabores da vida.
A tranquilidade é um segredo abençoado por esposas e mães em uma casa. É impossível para qualquer mulher, mesmo que sua vida familiar seja idealmente cristã e feliz - evitar ter experiências que aflijam seu espírito sensível. Provavelmente o casamento mais perfeito, tem os seus incidentes ásperos e os seus contatos rudes, que tendem a perturbar a esposa e lhe dar dor de cabeça. É difícil para um homem aprender a ser tão gentil - que nenhuma palavra ou toque ou ato ou hábito ou disposição sua -jamais firam o coração da mulher que ama. Nada além de um amor que é paciente e amável, e não egoísta, e que não se irrita facilmente -pode ser tranquilo e doce. Abençoada é a esposa que tenha aprendido esta lição!
Cada casa, com seus pais e filhos, apresenta problemas que só a tranquilidade pode resolver. Os gostos diferem. A individualidade é muitas vezes forte. Há quase certeza de haver espíritos autoafirmativos, mesmo na menor família - aqueles que querem o seu próprio caminho, que não estão dispostos a fazer ainda qualquer renúncia.
36
Em algumas casas, há espíritos despóticos. Na melhor das hipóteses, há diversidade de espíritos, e o processo de autodisciplina e formação, requer anos antes de todo o agregado familiar poder viver em doçura ideal.
Um músico alemão, com um ouvido extremamente sensível à harmonia, logo depois de chegar em nosso país, visitou uma igreja local. Mas o canto era ruim e fora de sintonia -rangendo seus nervos dolorosamente. Ele não podia sair, e assim, cortesmente, resolveu suportar as torturas pacientemente tanto quanto possível. Logo ele distinguiu em meio à discórdia uma só voz, a voz clara suave de uma mulher, cantando com calma, de forma constante, e em sintonia perfeita. Ela não foi perturbada pelas vozes barulhentas de seus companheiros, mas cantou paciente e docemente. E enquanto ouvia, uma só voz após outra foi tirada por sua influência suave em harmonia, até que toda a congregação estava cantando em perfeita sintonia.
Assim, isso, muitas vezes acontece em uma casa. A princípio as vidas individuais são autoafirmativas, e há discórdia na família. É preciso tempo e paciente amor – para trazer todos em harmonia. Mas se a esposa e mãe, a verdadeira dona de casa, aprendeu esta lição abençoada de tranquilidade; sua vida é a calma, clara, verdadeira canção que jamais vacila, e que
37
traz todas as outras vidas, pouco a pouco, até a sua própria nota musical doce, até que, finalmente, a vida da casa é na verdade uma canção de amor!
Às vezes é uma filha e irmã em casa, cuja doçura tranquila abençoa toda a família. Ela aprendeu a lição de paciência e delicadeza. Ela tem sorrisos para todos. Ela tem o tato alegre para dissipar pequenas querelas, por suas amáveis palavras. Ela suaviza o mau humor do pai quando ele chega cansado com as preocupações do dia. Ela é uma pacificadora em casa, uma criadora de felicidade, através da influência de sua própria amabilidade de espírito e chama a todos para sua própria paz e tranquilidade.
Estas são ilustrações familiares da bênção da tranquilidade. Onde quer que seja encontrada em qualquer vida, tem uma influência milagrosa. Certamente, isto é uma lição que vale a pena aprender - que é melhor do que a conquista de uma coroa! Mas pode ser aprendido? Pode o homem irascível, ou mulher áspera – aprender a ficarem quietos e autocontrolados? Sim! Moisés aprendeu isto, até que ele se tornou o mais manso dos homens. João aprendeu isto, até que se tornou o discípulo amado, inclinado sobre o peito de Jesus. Isto pode ser aprendido por qualquer pessoa que entre na escola de Cristo, pois Ele diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos,
38
e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11:28, 29)
Mas a tranquilidade nunca pode vir através da suavização das circunstâncias, de modo que não haverá nada para atribular ou irritar o espírito. Não podemos encontrar ou fazer um lugar tranquilo para se viver - e, assim, ficar quieto em nossa própria alma. Nós não podemos fazer as pessoas que se relacionam conosco tão amorosas e doces que nunca teremos nada para nos irritar ou nos incomodar. A vida tranquila deve estar dentro de nós. Nada, senão a paz de Deus no coração, pode nos dar isto. No entanto, podemos temos essa paz - se simplesmente e sempre fizermos a vontade de Deus - e, em seguida, confiar nele. Um coração tranquilo produz uma vida tranquila.

The Physical Object

Format
Paperback
Pagination
iii, 30p.
Number of pages
30
Dimensions
21 x 14,8 x 0,2 centimeters
Weight
70 grams

ID Numbers

Open Library
OL26194601M

Work Description

Religião cristã

Community Reviews (0)

Feedback?
No community reviews have been submitted for this work.

Lists

This work does not appear on any lists.

History

Download catalog record: RDF / JSON
October 28, 2016 Edited by Silvio Dutra Edited without comment.
October 28, 2016 Edited by Silvio Dutra Edited without comment.
October 28, 2016 Created by Silvio Dutra Added new book.