Click here to skip to this page's main content.

New Feature: You can now embed Open Library books on your website!   Learn More
Last edited by Teresa Tudela
April 25, 2016 | History

Teresa Tudela

Teresa Tudela nasceu na cidade do Porto. É mestre em Língua, Literatura e Cultura Inglesa, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Minho.

No seu percurso literário, a autora reúne em volume No Côncavo da Aresta, Livraria Figueirinhas, Porto, 1982 e publica Sete Transmutações da Casa, Editora Ausência, Porto, 2002; T a Bernardim, Campo das Letras, 2006, poesia acompanhada pelo dizer da autora, em CD oferecido com o livro.

Recebe o Prémio Litterarius para Poesia, Maio, 2006.

Conta com participações em publicações colectivas e online; no âmbito de Coimbra Capital Portuguesa da Cultura, participa em O Fulgor da Língua e no poema colectivo O Estado do Mundo; tradução de poetas estrangeiros — Seminários da Casa de Mateus/Quetzal Editores; em colectâneas e antologias temáticas, designadamente Na Liberdade, Antologia Poética, Garça Editores, Peso da Régua, 2004; OS OUTROS, Antologia de Poesia Portuguesa: anos 80 e depois, Editora Ausência, Porto, 2004; Algarve todo o mar, Colectânea, Adozinda Providência Torgal e Madalena Torgal Ferreira (sob organização de), Dom Quixote, Lisboa, 2005; A Poesia serve-se fria!, antologia da II Bienal de Poesia de Silves, Silves, 2005; participação em Júlio de Matos, Herbarium, Blueprints 1980, Dematos Designers, Porto, 2006; participação no número 0 da revista “Folium”, Penafiel, 2006; Uma Luz de Papel, Colectânea, Jorge Velhote, Luís Mendonça e Renato Roque (sob organização de), Edições Éterogémeas, Porto, 2007; 100 Anos 100 Poetas, Cântico em Honra de Miguel Torga, Antologia de Poesia, António Arnaut e Rui Mendes, (sob organização de), Coimbra Editora, Coimbra, 2008; Poem’arte, nas margens da poesia, antologia da III Bienal de Poesia de Silves, Silves, 2008; Os dias do Amor, Antologia de Poesia, Inês Ramos (sob organização de), Editora Ministério dos Livros, Lisboa, 2009.

Tem originais em língua Inglesa publicados nos Estados Unidos da América em colectâneas e revistas literárias, tais como "Across Time" in Bright Stars 3: An Organic Tanka Anthology (Volume 3), M. Kei (Editor), Kei Books, 2014; “Barbwired” in Blood on the Floor: How Writers Survive Rejection, Joshua Daniel Cochran (Editor), Cairn Press LLC, 2014; “Alien for Breakfast” in The Suburban Review, quarterly eZine, 2014.

No âmbito académico publica Propostas de Leitura para Generation X — algumas Implicações da Escrita/Comunicação Mediatizada por Computador, Politema, Porto, 2005, que resulta da sua tese de mestrado. Publica artigos em volumes e periódicos da especialidade e on-line, no domínio de Tecnologias Educativas, Women’s Studies e Cultura, nomeadamente, “Intertexts, Cytexts, a Body Online”, em Identity and Cultural Translation: Writing across the Borders of Englishness, Peter Lang AG, 2006; “Entendimento, sabedoria e arte – o contributo poético” em António Gedeão / Rómulo de Carvalho - Novos Poemas para o Homem Novo: Actas, Isabel Rio Novo e Célia Vieira (sob coordenação de), Edições ISMAI, Maia, 2009.

Participa com frequência em seminários, conferências, tertúlias e apresentações de livros, nomeadamente na Conferência Paisagem e Literatura, organizada pela Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem, no Jardim Botânico da Universidade do Porto, com a comunicação “Simbologia e Apropriação do Meio Natural”; em celebrações do Dia da Poesia (2005) em Foz Côa, Penamacor e S. João da Madeira; apresentou o livro Gestos Esquecidos de Fernando José Rodrigues, na FNAC Arrábida; o livro As Asas do Açor de Gabriela Funk, na Casa dos Açores no Porto; fez parte da Mesa Redonda que acompanhou a exposição O Caminho do Leve, de Ernesto Melo e Castro, na Fundação de Serralves; apresentou a comunicação “Entendimento, sabedoria e arte – o contributo poético”, na Conferência Internacional de homenagem a António Gedeão, Novos Poemas para o Homem Novo, ISMAI, 2006; apresentou o livro Histórias que contei aos meus filhos de Fernando Nobre, AMI, Oficina do Livro, 2008, no Clube Literário do Porto; participou na sessão de lançamento da antologia Treze Poetas Eslovenos, Roma Editora, na Fundação José Rodrigues, a convite do PEN Clube Português, (2008).

Durante alguns anos, manteve-se ligada à formação de professores, à profissionalização em exercício, a tecnologias de informação e comunicação em exploração educativa, à concepção de software educacional e a projectos e aplicações multimédia, nomeadamente o programa GEOPORT, 1º prémio no VI Concurso Nacional de Software Educacional, DEPGEF, M. E., 1995. Foi sócia fundadora e presidente (1992, ss) da APCL (Associação Portuguesa de Computadores e Línguas). Dirigiu o Departamento Multimédia do Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico (1998 – 2001). Dirigiu a Unidade de Cultura do Instituto Superior de Engenharia do Porto (2001 – 2006). Paralelamente, foi sócia fundadora do Instituto Verney para o Conhecimento, co-responsável pelo Projecto Jardim de Sophia (UP) e autora do sítio Mulheres Portuguesas do Século XX, online de 2000 a 2012, em: http://www.mulheres-ps20.ipp.pt

4 works Add another?

Sorting by Most Editions | First Published | Most Recent

Photo of Teresa Tudela

Lists

Links (outside Open Library)

No links yet. Add one?

History

Download catalog record: RDF / JSON
April 25, 2016 Edited by Teresa Tudela Edited without comment.
April 25, 2016 Edited by Teresa Tudela Edited without comment.
April 12, 2010 Edited by Open Library Bot Added photos to author pages.
September 26, 2009 Edited by 85.138.162.130 Introduced a biographical note.
April 1, 2008 Created by an anonymous user initial import